A medicina tradicional chinesa e a Ayurvédica indiano são exemplos de como podemos juntar o conhecimento sobre a interação dos alimentos com o corpo humano e utilizá-lo como ferramenta no tratamento de doenças. Informações que servem como evidências de que determinado alimento poderia agir como medicamento vieram a tona e como resultado, o que era visto como charlatanismo, atualmente é considerado um segmento válido para os cuidados da saúde.

Gastronomia e saudabilidade– Muito pensam no alimento como combustível, a alimentação porém é mais do que isso. Assim como existem os macronutrientes, existem os micronutrientes: vitaminas, minerais oligoelementos e ácidos graxos.Estes elementos permitem que certas reações químicas ocorram no organismo.

O alimento como medicamento A alimentação começa a ficar realmente interessante quando passamos a explorar compostos encontrados em muitos ingredientes. Embora não sejam exatamente nutrientes já que nenhum deles é essencial a saúde, possuem efeitos medicinais próprios. São os fito nutrientes, substancias químicas encontradas em plantas,como pigmentos, hormônios e compostos estruturais, estão sendo cada vez mais estudados, e tem se comprovado que possuem efeitos incríveis.

Gastronomia Funcional e fitoterapia A Fitoterapia utiliza-se da planta ou parte útil da planta e em seu estado mais próximo possível do natural. A gastronomia, na maioria das vezes, emprega a fitoterapia por meio de alimento fresco ou seco, infusões, sucos, extratos ou óleos, que são os preparados na hora. Também funcionam como atrativo para o ser humano se alimentar ou despertar o apetite. A manjerona, salsa, cebolinha, alecrim e coentro podem melhorar o estímulo de percepção, sinônimo de apetite, na utilização de sopas, papinhas, purês e outras preparações.

FITOTERÁPICOS E PLANTAS NA GASTRONOMIA FUNCIONAL- Um exemplo do uso da Fitoterapia na Gastronomia são os Sais fitoterápicos, para diminuir a quantidade de sal e iodo na alimentação e ainda ganhar mais sabor e saúde. Temos ainda os famosos sucos verdes funcionais (melancia com gengibre,uva com capim cidreira,abacaxi com couve, entre outros) e uma quantidade enorme de ervas e condimentos encontrados facilmente em feiras livres e supermercados.

Alguns exemplos de deliciosos sais fitoterápicos

• Sal de calêndula com cúrcuma - A cúrcuma é antialérgica, antibacteriana, antiparasitária, antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante, anticarcinogênica e hipoglicemiante. A calêndula possui ação antifúngica, antibacteriana, antialérgica, anti-inflamatória, previne gastrite e úlcera; é antioxidante, reduz a peroxidação lipídica, é anticarcinogênica e hepatoprotetora.

• Sal de zimbro – O zimbro possui ação antimicrobiana, antifúngica; efeito laxativo, através do estímulo do peristaltismo e da motilidade, aumentando a frequência evacuatório.

• Sal de coentro em grão com pimenta – A pimenta possui ação anti-inflamatória, hipocolesterolemiante e anticarcinogênica. O coentro melhora a motilidade e secreção gástrica, é anti inflamatório, possui ação antibacteriana, antiaterogênica e diurético.

Se bem não fizer, mal não irá fazer ??? É imprescindível saber se os efeitos de determinada planta estão comprovados cientificamente e ter uma postura crítica em relação àquelas plantas que sazonalmente são apresentadas como panaceia para todos problemas de saúde.Por isso se faz necessário a indicação correta das plantas para cada indivíduo por um profissional da área de saúde com especialização em fitoterapia e plantas medicinais.

Wok Thai de frango aromatizado com azeite de gengibre e sal fitoterápico aromatizado com coentro e pimenta preta.

Fonte- material de estudo da pós graduação em gastronomia funcional Famesp Professores Flávio Yassuda e Luana Budel